Um planejamento cuidadoso é capaz de vencer quase todas as dificuldades - Amiano Marcelino

Breve descrição do Curso

O Curso de Planejamento Estratégico Empresarial é eficaz envolvendo: Um dos aspectos mais importantes, senão o mais diretivo e o que mais orienta para o pleno exercício da liderança compartilhada, que é o estabelecimento da missão, visão e valores da sua empresa, análise da situação, formulação de objetivos e estratégias, implementação, feedback e controle.

O planejamento estratégico é a atividade que responde a três perguntas que, hoje são fundamentais serem respondidas para a própria sobrevivência da empresa:
Onde nós estamos?
Aonde queremos ir?
Como chegar lá?

Conscientizar da importância do dinamismo e da atualização permanente do processo estratégico e do valor da participação dos colaboradores no processo de identificação e implementação de estratégias.

Analisar externamente e internamente, as forças propulsoras que interferem na empresa, o mercado em que atua, os clientes, fornecedores e a concorrência, quais as perspectivas de negócios, a definição da Missão e a Visão da empresa, as definições e decisões estratégicas para atingimento dos resultados esperados e o estabelecimento de metas estratégicas através dos planos de ação.


Carga horária do Curso de Planejamento Estratégico Empresarial: 16 horas

Público-alvo

Empresários, Executivos, Profissionais liberais, Autônomos, Diretores, Gerentes, supervisores, coordenadores, lojistas, comerciantes, vendedores e quaisquer profissionais ou estudantes que necessitam ter mais conhecimentos, habilidades e atitudes sobre o tema.

Alguns pontos abordados

  • Caracterização do Negócio.
  • Core Business.
  • Core Competences.
  • Plano de negócio para montar a sua empresa.
  • Missão, Valores e Visão de Futuro.
  • Análise SWOT, na captação de recursos, avaliação de oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos, ambiente externo e ambiente interno, forças propulsoras e restritivas que interferem na empresa, o mercado que ela atua, os clientes, fornecedores e a concorrência, perspectivas de negócios, através de ferramentas específicas.
  • Segmentação e priorização de mercados e produtos.
  • Políticas e Diretrizes das funções, finanças, TI, marketing e RH.
  • Desenvolver um plano estratégico de vendas.
  • Plano de marketing.
  • Definição das estratégias, objetivos, diretrizes.
  • Definição de programas, projetos e planos de ação.
  • Implementação, feedback e controle.

Metodologia do trabalho

A metodologia em si contempla aula expositiva em forma de palestra através de slides em Power Point, apresentação de vídeos, exercícios práticos de fixação, vivências, dinâmicas de grupo, vídeos, músicas, e textos para reflexão, onde os participantes terão oportunidades de aplicar as ideias e conceitos trabalhados em curso, proporcionando feedback imediato.

Material Incluso

Apostila com o resumo do programa
Coffe-break
Certificado de Participação