Curso de Planejamento Estratégico Empresarial
Um planejamento cuidadoso é capaz de vencer quase todas as dificuldades - Amiano Marcelino
Breve descrição do Curso
O Curso de Planejamento Estratégico Empresarial é eficaz envolvendo: Um dos aspectos mais importantes, senão o mais diretivo e o que mais orienta para o pleno exercício da liderança compartilhada, que é o estabelecimento da missão, visão e valores da sua empresa, análise da situação, formulação de objetivos e estratégias, implementação, feedback e controle.
O planejamento estratégico é a atividade que responde a três perguntas que, hoje são fundamentais serem respondidas para a própria sobrevivência da empresa:
Onde nós estamos?
Aonde queremos ir?
Como chegar lá?
Conscientizar da importância do dinamismo e da atualização permanente do processo estratégico e do valor da participação dos colaboradores no processo de identificação e implementação de estratégias.
Analisar externamente e internamente, as forças propulsoras que interferem na empresa, o mercado em que atua, os clientes, fornecedores e a concorrência, quais as perspectivas de negócios, a definição da Missão e a Visão da empresa, as definições e decisões estratégicas para atingimento dos resultados esperados e o estabelecimento de metas estratégicas através dos planos de ação.
Carga horária do Curso de Planejamento Estratégico Empresarial: 16 horas
Público-alvo
Empresários, Executivos, Profissionais liberais, Autônomos, Diretores, Gerentes, supervisores, coordenadores, lojistas, comerciantes, vendedores e quaisquer profissionais ou estudantes que necessitam ter mais conhecimentos, habilidades e atitudes sobre o tema.
Alguns pontos abordados
- Caracterização do Negócio.
- Core Business.
- Core Competences.
- Plano de negócio para montar a sua empresa.
- Missão, Valores e Visão de Futuro.
- Análise SWOT, na captação de recursos, avaliação de oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos, ambiente externo e ambiente interno, forças propulsoras e restritivas que interferem na empresa, o mercado que ela atua, os clientes, fornecedores e a concorrência, perspectivas de negócios, através de ferramentas específicas.
- Segmentação e priorização de mercados e produtos.
- Políticas e Diretrizes das funções, finanças, TI, marketing e RH.
- Desenvolver um plano estratégico de vendas.
- Plano de marketing.
- Definição das estratégias, objetivos, diretrizes.
- Definição de programas, projetos e planos de ação.
- Implementação, feedback e controle.
Metodologia do trabalho
A metodologia em si contempla aula expositiva em forma de palestra através de slides em Power Point, apresentação de vídeos, exercícios práticos de fixação, vivências, dinâmicas de grupo, vídeos, músicas, e textos para reflexão, onde os participantes terão oportunidades de aplicar as ideias e conceitos trabalhados em curso, proporcionando feedback imediato.
Material Incluso
Apostila com o resumo do programa
Coffe-break
Certificado de Participação